Os açudes mais perigosos do Rio Grande do Sul

Apesar de ser uma prática comum para muitas pessoas, tomar banho em açudes pode apresentar vários riscos. Por isso, é importante estar sempre atento para os perigos escondidos nas águas, principalmente considerando o risco de afogamento.

Muitas pessoas se arriscam em açudes e esquecem do perigo de afogamento, como também de outros riscos. É importante lembrar que galhos e outros materiais que estão dentro das águas também podem ser perigosos. Além disso, vale ressaltar que não é possível saber o que se encontra nas águas.

Não é recomendável entrar em qualquer que seja o manancial depois de ter ingerido bebida alcoólica, pois é um fator de risco elevado.

Também não é recomendável que você entre em águas desconhecidas por diversos motivos. Um dos principais é o fato de não saber o que pode encontrar na água, nem conhecer a profundidade.

É preciso muita atenção ao se refrescar em açudes, principalmente se estiver com crianças. Por isso, é sempre recomendável optar por locais com a presença de guarda-vidas.

Importância dos açudes

Os açudes apresentam várias finalidades. Através deles é possível garantir o abastecimento de áreas agrícolas, residenciais e industriais, bem como a produção de energia elétrica, regularização de um caudal, defesa contra cheia de rios, entre outras.

Apesar do perigo que podem apresentar para quem mergulha neles, os açudes são muito úteis. Eles são utilizados para reter água, seja para reservar água da chuva ou a água corrente de algum rio.

Os açudes surgiram ainda no começo da civilização e são muito importantes para o desenvolvimento dos seres humanos e animais. São úteis, especialmente, para combater os quadros de seca no período de escassez de chuva.

Por isso, os açudes são muito comuns em regiões onde há escassez de água durante períodos de estiagem.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.