Os açudes mais perigosos do Mato Grosso

Se refrescar em açudes e rios pode apresentar diversos perigos. Dessa forma, os banhistas devem ter alguns cuidados básicos para evitar o risco de afogamento, dentre outros problemas.

Um dos principais cuidados é nunca entrar em qualquer que seja o manancial após ter ingerido bebida alcoólica, pois é uma prática bastante perigosa.

Além disso, enfrentar correntezas e a grande profundidade estão entre os principais perigos de tomar banho nos açudes. É recomendável, para evitar afogamentos e outros problemas, que você sempre prefira locais com a presença de guarda-vidas.

Também esteja ciente que é fundamental não entrar em águas desconhecidas. Ao não saber a profundidade e o que tem nas águas o banhista estará se arriscando ainda mais.

Riscos de construir um açude

Para fazer a construção de um açude é preciso uma análise minuciosa dos impactos ambientais, considerando o que ele pode causar ao ecossistema local.

Também é preciso fazer um grande planejamento para que os desastres sejam evitados. É necessário um estudo para determinar que tipo de açude será construído, bem como o material mais indicado para o local.

No caso de rompimentos, os danos ao meio ambiente podem ser irreversíveis a depender do açude. Um tipo de açude que é particularmente perigoso para a natureza e a população do entorno é o açude de rejeitos.

Este açude é criado com o propósito de reter os rejeitos provenientes da atividade mineradora. O rejeito apresenta uma alta concentração de metais pesados como chumbo, cromo e arsênio.

Ao se romper, o açude de rejeitos causa a contaminação do solo e dos corpos d’água, provocando o desaparecimento de espécies da fauna e da flora, além de problemas de saúde para a população do entorno.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.