Os beneficiários do Bolsa Família precisam atender a algumas exigências para continuar no programa, recebendo os pagamentos mensais. Por isso, é comum ter dúvidas sobre o que pode bloquear os depósitos.
O programa Bolsa Família atende pessoas em situações de vulnerabilidade social através da inscrição no Cadastro Único. O cadastramento deve ser feito informando dados corretos e atualizados. Para isso, procure um posto de atendimento da assistência social do seu município, como um CRAS.
O benefício atende as famílias conforme a composição de cada uma, podendo liberar parcelas maiores para algumas.
O programa auxilia famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, que estejam inscritas no Cadastro Único e tenham renda mensal igual ou menor a R$ 218 por pessoa.
Para ser atendido é necessário cumprir a esses dois critérios, renda máxima e cadastramento. Por isso, apenas investir dinheiro através do Nubank não deve bloquear o Bolsa Família. Contudo, vale lembrar que o programa possui alguns requisitos.
Exigências para receber o Bolsa Família
As famílias contempladas pelo Bolsa Família precisam observar algumas condições para garantir a continuidade no benefício. Assim, para permanecer recebendo os pagamentos do programa é preciso estar atento para:
- Manter o Cadastro Único sempre atualizado, podendo ficar, no máximo, 2 anos sem fazer a atualização. Essa atualização pode ser feita em um CRAS, Centro de Referência da Assistência Social;
- Fazer o acompanhamento do calendário nacional de vacinação;
- Realizar o acompanhamento pré-natal;
- Realizar o acompanhamento do estado nutricional das crianças menores de sete anos;
- Manter a frequência escolar mínima de 60% para as crianças de quatro a cinco anos, e de 75% para os beneficiários de seis a 18 anos incompletos, que não tenham concluído a educação básica.