Caixa dá uma boa notícia pra quem sofreu golpe do Bolsa Família

Vários beneficiários do Bolsa Família relataram que, neste mês de agosto, encontraram o saldo zerado em suas contas na Caixa Econômica Federal. Essas pessoas também informaram transações via PIX realizadas de maneira irregular para outras contas.

Em resposta ao problema, a Caixa Econômica Federal anunciou, nesta terça-feira (27), que restituirá o valor perdido pelas vítimas do Golpe do Bolsa Família.

Golpe do Bolsa Família: Como Funciona?

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, as vítimas do golpe recebem uma mensagem via SMS com um link suspeito. Quando o cliente clica no endereço, suas informações ficam expostas aos criminosos, permitindo o acesso à conta bancária onde o benefício do Bolsa Família é depositado.

Como Solicitar a Restituição na Caixa Econômica Federal?

Para facilitar o processo de restituição, a Caixa Econômica Federal esclareceu os passos a serem seguidos pelas vítimas. Quem for afetado pode realizar a contestação diretamente em uma agência da Caixa, levando os documentos necessários e um Boletim de Ocorrência.

Outra forma de solicitar a restituição é pelo aplicativo Caixa Tem:

  • Acesse o aplicativo Caixa Tem;
  • Clique no ícone Ajustes > Minha Conta > Contestar Transação;
  • Selecione o valor a ser contestado;
  • Responda às perguntas de segurança.

Segundo o banco, o prazo de análise da contestação é de até 10 dias úteis.

O Que Fazer Para Não Cair no Golpe?

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, orienta que os beneficiários do Bolsa Família fiquem atentos a mensagens suspeitas. “O Ministério do Desenvolvimento Social não trabalha com SMS nem mensagens de texto solicitando que você clique em links. Quando mandamos alguma informação, ela aparece diretamente na sua conta, através do extrato,” afirmou Dias.

Para se proteger contra golpes, aqui estão algumas dicas importantes:

  1. Nunca clique em links enviados por SMS ou mensagens de texto;
  2. Verifique a origem das mensagens recebidas;
  3. Consulte regularmente o extrato da conta onde o benefício é depositado;
  4. Informe-se através de canais oficiais do governo e da Caixa Econômica Federal.
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