Tipos de investimentos para quem está começando

Investir pode ser desafiador para quem está começando, mas entender as opções de investimento e as suas características pode ser o primeiro passo para uma jornada de sucesso no mundo financeiro. 

Existem diversos tipos de investimentos que vão se adequar a diferentes perfis de investidores e objetivos financeiros.

Investimento

Tipos de investimentos para iniciantes

Para quem está começando no mercado de investimento é mais indicado considerar a Renda Fixa, que proporciona maior segurança e previsibilidade. Um bom exemplo é o Tesouro Direto, que oferece títulos como o Tesouro Selic e o Tesouro IPCA.

Outra alternativa são os Certificados de Depósito Bancário (CDB), que são emitidos por bancos que geralmente seguem a taxa CDI e oferecem rentabilidade com prazo variados.

Para quem busca isenção de Imposto de Renda, as Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e do Agronegócio (LCA) são boas escolhas, pois são títulos lastreados em créditos imobiliários ou agrícolas, respectivamente.

Já para aqueles que desejam diversificar a sua carteira de investimento, os Fundos de Investimento e o ETFs (Exchange Traded Funds) são opções mais recomendadas. Os fundos funcionam como um condomínio de investidores, onde o gestor aplica os recursos em diferentes ativos de Renda Fixa ou Variável. 

Já os ETFs permitem investir em uma cesta de ativos que acompanha os índices do Ibovespa ou S&P 500.

Por último, mas não menos importante, os investidores mais corajosos podem apostar nas Ações da Bolsa de Valores. Essa opção oferece uma alta rentabilidade, mas também apresenta um risco maior.

Diferença entre Renda Fixa e Renda Variável 

Para quem está começando a investir, é preciso entender a diferença entre Renda Fixa e Renda Variável.

O investimento de Renda Fixa são aqueles em que o investidor sabe de antemão a forma como será remunerado. Eles podem ter uma taxa de juros fixas ou serem atrelados a um índice de correção, como a Selic ou o IPCA. 

São exemplos de renda fixa:

  • Tesouro Direto;
  • CDBs
  • Debêntures;
  • LCIs;
  • LCAs;

Já os investimentos de Renda Variável, como Ações e Fundos imobiliários, possuem rentabilidade predeterminada. A performance desses investimentos depende de fatores de mercado, como oscilações de preço e desempenho financeiro das empresas.

Vale reforçar que, apesar de oferecer um retorno mais alto, a Renda Variável também apresenta um risco maior.

Preciso ter conta em banco para investir?

Não é necessário ter uma conta em um banco para começar a investir, embora essa seja uma das opções disponíveis mais comuns. Investidores podem abrir uma conta de investimento tanto em bancos quanto em corretoras de valores.

Bancos podem ser uma boa escolha para quem já tem uma relação estabelecida com a instituição, pois oferecem serviços de investimento integrados com contas correntes, poupança e previdência privada.

Corretoras de valores, no entanto, oferecem uma gama maior de produtos e serviços de investimentos. Isso porque elas permitem que os investidores façam aplicações em diversos tipos de ativos em um único lugar, muitas vezes com taxas mais competitivas e plataformas mais dinâmicas.

Para abrir uma conta em uma corretora, basta seguir um processo de cadastro online, que é simples e rápido.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.