Pico da Neblina: montanha brasileira tem quase 3 mil metros de altitude

O Pico da Neblina é considerado o ponto mais alto do Brasil (ponto culminante), com uma altitude de 2993 metros acima do nível do mar, segundo o IBGE. Essa montanha está localizada no Norte do Brasil, mais precisamente no estado do Amazonas, nas proximidades da fronteira com a Venezuela.

Acreditava-se que a altitude do Pico da Neblina era de 3.014 metros. Contudo, novos estudos realizados pelo IBGE em 2004, com a utilização de instrumentos tecnológicos de localização geográfica, possibilitaram a correta metragem, fazendo com que o ponto “perdesse” cerca de 20 m.

Por causa da grande biodiversidade e riqueza do ecossistema da região onde a montanha está, houve uma proposta para que a área se transformasse em reserva natural. Assim, em 5 de junho 1979, dia mundial do Meio Ambiente, foi assinado o decreto de criação do Parque Nacional do Pico da Neblina.

O parque tornou-se uma das maiores áreas de proteção natural da América do Sul, com uma área de mais de 2 milhões e 200 mil hectares.

O clima do Pico da Neblina, que abriga a região onde a montanha está, é bastante influenciado pela latitude (proximidade com a Linha do Equador) e também pelas variações de altitude. Por isso, apresenta dois tipos climáticos: o tropical úmido e o tropical de altitude.

Relevo na região do Pico da Neblina

Há três unidades de relevo na região do Pico da Neblina: o Planalto Sedimentar Roraima, o Planalto Amazonas-Orenoco e o Pediplano Rio Branco-Rio Negro. Na primeira está o Pico da Neblina, sendo uma formação geológica altamente montanhosa.

Vale destacar que existem várias espécies animais em vias de extinção no parque nacional, o que revela a acentuada biodiversidade local. Podemos citar o Galo-da-Campina, a onça-pintada, o tucano-açu, o gavião-pega-macaco e muitos outros animais.

O turismo local não é muito elevado. O local costuma ser procurado por alpinistas, que buscam chegar ao cume da montanha mais alta das Américas fora da Cordilheira dos Andes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.